Tratamento

26-05-2011 19:45

 Tratamento:

 

Antes de tudo, é preciso que o doente admita e assuma que tem um problema. Logo a seguir, e não menos complicado, terá de assumir a doença perante os outros e pedir ajuda.

A correcção dos erros alimentares, e a introdução de um padrão de refeições regulares, deve ser acompanhado por um nutricionista e constará de informação adequada sobre o valor dos alimentos e sua função prática. Um tratamento adequado da Bulimia Nervosa deverá incluir: Tratamento Psicológico e tratamento médico.

 

 

·         Tratamento Psicológico:

O tratamento psicológico para a cura da Bulimia Nervosa passa pelas seguintes terapias:

-Terapia Cognitivo-Comportamental:

O modelo da terapia cognitivo comportamental para a Bulimia Nervosa baseia-se no papel dos factores cognitivos e comportamentais na manutenção da doença.

A importância extrema colocada na forma e peso corporais leva o doente a restringir a ingestão alimentar a uma forma rígida, o que o torna física e psicologicamente vulnerável, à perda de controlo temporário sobre a alimentação pela parte do doente, este tem regularmente episódios de ingestão compulsiva seguidos de manobras purgativas, com a finalidade de eliminar o que foi ingerido em excesso e diminuir a ansiedade associada ao potencial aumento de peso.

Idealmente, um paciente com Bulimia Nervosa abandonará o comportamento compulsivo de ingestão caótica seguida de manobras purgativas, abandonará a dieta rígida e irrealista e terá conseguido uma evolução psicológica que lhe permita obter o auto conceito menos dependente, ou melhor, independente da forma e peso corporais.


-Terapia Familiar:  

Terapia familiar é fundamental para todos os pacientes na fase média da adolescência e mesmo para aqueles que, sendo mais velhos, mantêm uma forte dependência emocional das famílias.

Também na Bulimia Nervosa é fundamental conseguir aliança terapêutica com a família para a modificação do padrão de comportamento alimentar, motivando a mudança e pedindo-lhe colaboração e supervisão na adequação a um regime alimentar equilibrado, sem punições nem controlo excessivo, antes numa atitude de ajuda, reconhecimento e estimulo para as mudanças progressivas, ainda que lentas.


-Terapia de Grupo:

A terapia de grupo é fundamental para a partilha de experiências individuais e das dificuldades relativas ao tratamento entre doentes de Bulimia Nervosa, em diferentes estádios de evolução.

Ao aderir a esta terapia, o doente apercebe-se que não está sozinho e que a recuperação é possível. Nos momentos mais difíceis, é apoiado e apoia os outros doentes.

O grupo funciona como um suporte dos receios verbalizados pelos doentes, que tendem a fantasiar que vão ser engordados e sair do tratamento completamente diferentes.

Na reunião do grupo são também discutidas e planeadas actividades, regras do tratamento e as suas modificações com a evolução do tratamento, antecipando as dificuldades que vão surgir e o modo possível de as ultrapassar.

 

·         Tratamento médico

 

 

A utilização de anti-depressivos na Bulimia Nervosa deriva da associação frequente desta doença com doenças depressivas. Mas este não é o tratamento principal nem mais eficaz para a doença. A prescrição de medicamentos deve funcionar como complemento dos métodos de reabilitação nutricional, e de psicoterapia. Contudo, a medicação anti-depressiva nesta doença melhora muito a eficácia do tratamento quando associada às outras estratégias terapêuticas.