Distúrbios Alimentares

 

 

Comportamentos Alimentares

"Nós somos aquilo que comemos"

 

 

Uma alimentação equilibrada é vital à manutenção de um corpo saudável. A alimentação é um dos factores que influenciam a saúde e a duração de vida de um indivíduo. Através da alimentação o organismo obtém os nutrientes indispensáveis ao seu bom funcionamento.

 

  

Doenças do comportamento alimentar

 

 

"Quanto ao espelho, é o instrumento de uma magia universal que muda as coisas em espectáculo, os espectáculos em coisas, a mim em outros e a outros em mim"

Maurice Merleau-Ponty

 

 

 

As Doenças do Comportamento Alimentar são comuns em todo o mundo, sobretudo em países desenvolvidos onde determinados padrões de beleza estão instalados e ganham cada vez mais adeptos.

Nestas patologias é o corpo, num primeiro momento, que revela a doença, sendo desta forma o alvo de expressão do conflito. Pessoas com estas patologias apresentam uma vivência perturbada e uma fraca estruturação da Imagem Corporal (construção subjectiva que o indivíduo formula na sua mente, acerca do seu corpo, em interacção com os diferentes contextos de vida.)

As Doenças do Comportamento Alimentar (DCA) são doenças complexas que reflectem a interacção entre factores psicológicos, biológicos e socioculturais que se manifestam por comportamentos alimentares patológicos, com consequências sérias na Qualidade de vida dos doentes.

 

·         Segundo alguns autores, existem três fases definidas da doença:

  •  Fase 1 – Vulnerabilidade, em que factores biológicos e factores ligados ao desenvolvimento precoce desempenhariam o papel fundamental na génese da doença;
  •  Fase 2 – Precipitação, em que factores familiares, socioculturais, ou acontecimentos de vida precipitariam o início das restrições alimentares;
  •  Fase 3 – Manutenção, em que os efeitos da privação ou da obsessão alimentar mantida tornariam a doença estável. 

 

 

A Anorexia, a Bulimia Nervosa e a Obesidade são as doenças do comportamento alimentar mais graves.