Esgotamento nervoso

   

O esgotamento nervoso é um estado no qual certos conflitos emocionais intervêm na capacidade do indivíduo para continuar o dia-a-dia. O esgotamento também é o estado mais agravado da depressão e stress.

 

 

Alguns sintomas do esgotamento nervoso são:

 

  • Sentimento de tristeza, desânimo ou pessimismo.
  • Choro fácil, por vezes sem razão aparente
  • Perda de interesse e prazer nas actividades habituais, com tendência para o isolamento;
  • Perda da auto-estima;
  • Sentimentos excessivos de culpa;
  • Ideias de suicídio;
  • Dificuldade em tomar decisões, diminuição da concentração e falta de força;
  • Alterações do sono e do apetite;

 

 

 

Causa

 

O esgotamento nervoso é a consequência de falta de interesse. Isto é devido as dificuldades que nós encontramos na vida e podemos usar tanto os meios construtivos como os destrutivos para ir ao encontro da força para enfrentar as dificuldades da vida.
Um esgotamento nervoso é prova de que alguma coisa se descontrolou em nosso desenvolvimento emocional.

 

 

Tratamento 

  • Encaminhamento para um Psicólogo
  • Sessões de grupo
  • Sessões de relaxamento
  • Terapêutico
  • Psicoterapia
  • Reike
     

 

Síndrome de Burnout

É um distúrbio psíquico de carácter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

 

 

Síndrome de Burnout manifesta em quantas fases:

 

1.ª Fase - Falta de vontade, ânimo ou prazer de ir a trabalhar. Dores nas costas, pescoço e coluna. Diante da pergunta "o que você tem?", normalmente a resposta é "não sei, não me sinto bem".

 

 

2.ª Fase - Começa a corromper o relacionamento com outros. Pode haver uma sensação de perseguição ("estão todos contra mim"), aumenta o absenteísmo e a rotatividade de empregos.

 

3.ª Fase - Diminuição notável da capacidade ocupacional. Podem começar a aparecer doenças psicossomáticas, tais como alergias, picos de hipertensão, etc. Nesta etapa começa-se a auto-medicação. Neste nível tem se verificado também um aumento da ingestão alcoólica.

 

4.ª Fase - Esta etapa caracteriza-se pelo alcoolismo, drogas, ideias ou tentativas de suicídio, podem surgir doenças mais graves, tais cancro, acidentes cardiovasculares, etc. Durante esta etapa ou antes dela, nos períodos prévios, o ideal e afastar-se do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noticias

 

Antigo ciclista alemão Jan Ullrich sofre de esgotamento nervoso

 

O antigo ciclista alemão Jan Ullrich anunciou hoje que sofre do síndrome de esgotamento nervoso. A doença foi diagnosticada "há alguns dias" e o germânico explicou que vai estar algum tempo longe do circuito noticioso.

"Provavelmente, vou precisar de tratamento durante algum tempo. Por isso, de forma a curar-me completamente, vou afastar-me dos olhares públicos nos próximos meses. Apelo à vossa compreensão e espero que saibam respeitar a minha privacidade", afirmou o vencedor da Volta a França em bicicleta em 1997 que deixou o ciclismo há três anos.

 

Noticia publicada por Rui Pedro Silva, no dia 13 de Agosto de 2010

 

Esgotamento Nervoso

Re:alucinaçoes

Data: 10-08-2012 | De: carlos oliveira

Associaçaõ Luz no Caminho Braga Telef 253 214 581

Re:alucinaçoes

Data: 10-08-2012 | De: Carlos Oliveira

Associiação Luz no Caminho Braga telef 253 214 581

alucinações

Data: 11-04-2012 | De: rosa

ola eu tenho alucinaçoes, tenho insonias, sinto coisas, meu corpo paralisa o que sera que tenho?

Re:alucinações

Data: 10-08-2012 | De: Carlos Oliveira

Associação Luz no Caminho Braga tlelef 253 214 581

Re:alucinações

Data: 10-08-2012 | De: Carlos Oliveira

Associação Luz no Caminho Braga tlelef 253 214 581

depressão

Data: 05-04-2012 | De: anonimo

eu tbm ando assim sem força pra vencer o dia a dia muitas das vezes parece k tnho bixox na cabeça antes de me começar a doer o meu medico n faz nada parece q é tdo normal n vejo saidas a n ser uma..

evitar esgotamento

Data: 18-03-2012 | De: CR

Eu acho que estou quase a ter um esgotamento...
Tenho quase 16 anos e ando a estudar muito. Acho que ando a estudar o equivalente a estudantes da universidade... ou mais
Eu estudo este tempo todo para tentar ter boas notas, excelentes notas, mas isto está a dar cabo de mim. Na semana passada de 2ª a 6ª dormi só 10 horas... Houve um dia que fiz direta para estudar para um teste de FQ. EU quero ter uma grande média para entrar bem na universidade, mas acho que começa a ser para me sentir bem comigo mesmo. O problema é que cada vez mais ando stressado. Tenho poucos amigos, nunca tive namorada (mas espero vir a ter...). Portanto não me tenho divertido com os meus amigos.
Ao menos consigo alcançar algumas notas no meio disto, mas a que preço? Constante café, alucinações, desregulamento de coração e apetite? Consegui um 20 a um 18, vá lá. Mas o intermedio de mat correu-me mal, (acho que vou ter 16, e os meus pais a massacrarem-me porque eu estudei pouco, devem tar malucos, estava mal preparado, e a professora ensinou mal algumas coisas). Mas eles odeiam eu não dormir nada... Se calhar também devo estudar muito porque os meus familiares tiveram um grande histórico de médias.
Até os meus professores dizem para eu estudar menos... E quando alguém olha para mim perguntam se eu dormi alguma coisa decente...
Como é que eu tenho notas de 18's sem estudar noites? Como é que eu consigo, ao mesmo tempo, passar tempo com amigos e arranjar finalmente namorada? Como?
Nas línguas estou mesmo mal, estou a descer as notas, e Filosofia, meu deus. Estou a tentar manter a nota de filosofia, mas é muito difícil. O que devo fazer?

Re:evitar esgotamento

Data: 31-03-2012 | De: Cristina

Acho que deves descansar mais, e lá porque a tua familia tem um histórico de médias altas, não tens de seguir o mesmo padrão e ainda por cima à custa de horas de sono a menos e padrões de comportamento que te levem a um desgaste. Deves tentar dormir pelo menos 7 horas por noite.
Ah e não seja escravo de médias, eu digo isto porque sofri do mesmo problema na faculdade, e quanto maiores eram os objectivos que estabelecia para mim, quanto mais estudava, mais cansada ficava e esse cansaço foi que me impediu de alcançar os objectivos que estabelecia. Conclusão vivi para médias, adiei sempre a vida por causa da escola, faculdade, futuro profissional. E hoje sou uma profissional tapa buracos que de nada me adiantou um curso superior já tive de fazer trabalhos desde a minha área, mas também já servi em cafetaria, carreguei caixotes de fruta, e outros trabalhos pesados. Ou seja de que me valeu adiar a vida pela escola? Era muito certinha, não namorava, não saía, não dormia e com o stress e nervos dos resultados também mal comia. Acabei a faculdade e hoje sinto que de nada valeu tanto sacrificio num país onde os jovens não têm saídas, muito blá blá blá. Aplica-te até onde puderes, para acabares com o minimo de energia, e se fores aventureiro concorre a algo na tua área no estrangeiro. até te deixo o mau mail crisscjm@gmail.com

Re:Re:evitar esgotamento

Data: 05-04-2012 | De: CR

Muito obrigado pelo teu conselho Cristina, vou tentar reduzir o meu problema de ansiedade. E se calhar uma solução para as minhas notas subirem mais é dormir mais. Vou também tentar alterar o meu plano de estudo e estou a começar a sair mais com os meus amigos.

Só espero que consiga atingir uma média que chegue para a minha área, amigos e talvez uma amiga especial.

Muito obrigado pela tua atenção e pelo teu conselho

Re:evitar esgotamento

Data: 16-06-2012 | De: Carolina

Sinto o mesmo que tu... Eu costumo usar as tardes para estar com os amigos mas as noites são passadas à beira dos livros. As pessoas pensam que é só estudar e ja se tem 20 a tudo. A cena é que mesmo que tenhas até 18's e 19's, calhas de tirar por azar um 17 e adeus notas porque a porcaria da media desce.
Sinceramente so me apetece dizer adeus a tudo e ir trabalhar num supermercado. Estou farta que tentam decidir o futuro por mim e me pressionem! Quem tem o trabalho todo sou eu, nao os meus pais! ainda me chateiam se tiro abaixo de 18. Mas quem é que hoje em dia tem medias altissimas assim do nada? ninguem!!
Bem, boa sorte para ti. Eu vou ter exames este ano e nao sei mais o que fazer..

<< 11 | 12 | 13 | 14 | 15 >>

Novo comentário