Esgotamento nervoso

   

O esgotamento nervoso é um estado no qual certos conflitos emocionais intervêm na capacidade do indivíduo para continuar o dia-a-dia. O esgotamento também é o estado mais agravado da depressão e stress.

 

 

Alguns sintomas do esgotamento nervoso são:

 

  • Sentimento de tristeza, desânimo ou pessimismo.
  • Choro fácil, por vezes sem razão aparente
  • Perda de interesse e prazer nas actividades habituais, com tendência para o isolamento;
  • Perda da auto-estima;
  • Sentimentos excessivos de culpa;
  • Ideias de suicídio;
  • Dificuldade em tomar decisões, diminuição da concentração e falta de força;
  • Alterações do sono e do apetite;

 

 

 

Causa

 

O esgotamento nervoso é a consequência de falta de interesse. Isto é devido as dificuldades que nós encontramos na vida e podemos usar tanto os meios construtivos como os destrutivos para ir ao encontro da força para enfrentar as dificuldades da vida.
Um esgotamento nervoso é prova de que alguma coisa se descontrolou em nosso desenvolvimento emocional.

 

 

Tratamento 

  • Encaminhamento para um Psicólogo
  • Sessões de grupo
  • Sessões de relaxamento
  • Terapêutico
  • Psicoterapia
  • Reike
     

 

Síndrome de Burnout

É um distúrbio psíquico de carácter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

 

 

Síndrome de Burnout manifesta em quantas fases:

 

1.ª Fase - Falta de vontade, ânimo ou prazer de ir a trabalhar. Dores nas costas, pescoço e coluna. Diante da pergunta "o que você tem?", normalmente a resposta é "não sei, não me sinto bem".

 

 

2.ª Fase - Começa a corromper o relacionamento com outros. Pode haver uma sensação de perseguição ("estão todos contra mim"), aumenta o absenteísmo e a rotatividade de empregos.

 

3.ª Fase - Diminuição notável da capacidade ocupacional. Podem começar a aparecer doenças psicossomáticas, tais como alergias, picos de hipertensão, etc. Nesta etapa começa-se a auto-medicação. Neste nível tem se verificado também um aumento da ingestão alcoólica.

 

4.ª Fase - Esta etapa caracteriza-se pelo alcoolismo, drogas, ideias ou tentativas de suicídio, podem surgir doenças mais graves, tais cancro, acidentes cardiovasculares, etc. Durante esta etapa ou antes dela, nos períodos prévios, o ideal e afastar-se do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noticias

 

Antigo ciclista alemão Jan Ullrich sofre de esgotamento nervoso

 

O antigo ciclista alemão Jan Ullrich anunciou hoje que sofre do síndrome de esgotamento nervoso. A doença foi diagnosticada "há alguns dias" e o germânico explicou que vai estar algum tempo longe do circuito noticioso.

"Provavelmente, vou precisar de tratamento durante algum tempo. Por isso, de forma a curar-me completamente, vou afastar-me dos olhares públicos nos próximos meses. Apelo à vossa compreensão e espero que saibam respeitar a minha privacidade", afirmou o vencedor da Volta a França em bicicleta em 1997 que deixou o ciclismo há três anos.

 

Noticia publicada por Rui Pedro Silva, no dia 13 de Agosto de 2010

 

Esgotamento Nervoso

esgotamento

Data: 25-03-2014 | De: monteiro

esgotado fisica e psicologicamente... chego a esquecer de respirar...
o sofrimento é desumano...
só apetece trincar cascalho...
já tive três tentativas de suicidio - curioso - hoje, que sofro mais que nunca, essa hipótese não coloco
masoquismo ?
sinto-me impedido por algo que é superior á minha vontade... ( neurose )
nunca soube quem era, hoje não sei quem sou...
sinto-me uma fraude
entre uma imagem e um espelho
sinto-me vazio, ôco...
sem âncora nem raíz onde me possa agarrar...
um naufrago que resiste a todas as tormentas, mas que não tem perspectivas de "melhores dias"
dizem-me... " agarra-te ao facto de te manteres abstinente de álcool e droga - é preciso coragem "...
olvidam porém, que por cada dia de abstinencia, adiciono mais um de sofrimento...
só me apetece ganir...
sinto-me a desabar... não de velho nem por falta de vontade em manter-me de pé...
tão só... porque me construiram assim...
uma estrutura deficiente, com pilares de vidro...
alguém que nasceu para vencer a maratona... mas a quem lhe cortaram as pernas... e eu me recuso a desistir

Não sei o que tenho

Data: 24-03-2014 | De: Lara

Ola eu sempre fui assim desde pequena sempre tie problemas de nervosismo eu sou mesmo assim hiper nervosa e eu pelo menos que sinta ou saiba não tenho problemas nenhum com ninguém ou família
Mas por exemplo choro facilmente ainda hoje a minha mãe gritou comigo pk estava com pressa mas não foi nada de mais e desatei a chorar mas não conseguia parar e começam logo a dizer que e birras não e birras simplesmente custa me controlar, já tenho 24 anos e não ia iniciar birras simplesmente acontece e não sei o que tenho

esgotamento nervoso-depressão

Data: 05-03-2014 | De: madelcarmo _1958@hotmail.com

sintomas importantes

vida sem sentido

Data: 28-02-2014 | De: fernanda

li um pouco do q aki falaram e identifico-me em tudo o que está aki. o mais grave na minha situação é que tenho uma superior herarquica que me menospreza, humilha e não dá valor ao trabalho que apresento, mas no entanto todos os elogios que recebe do meu trabalho aceita-os e agradece como sendo da sua autoria, fazendo-me lembrar que quem faz a avaliação final do meu desemoenho na empresa é ela e que é assim porque trabalhamos em equipa, mas cobra-me se me esqueço de algo por fazer e depois ainda tem o descaramento de dizer que eu podia fazer melhor... outra coisa que ela não entende é porquê que eu ando tão nervosae mt ansiosa e que não sei manter um dialogo. o que fazer para poder desmascarar esta minha superior herearquica, necessito deste trabalho.

Nao sei o que se passa comigo....

Data: 08-02-2014 | De: Maria

olá. Sou uma jovem em que me sinto completamente nervosa a toda a hora, e quando alguem diz algo que eu nao gosto eu enervo'me, choro e fico de rastos. No trabalho sou humilhada por outra funcionaria a frente dos clientes, o qual depois nao tenho vontade de trabalhar, ja pensei sair de la mas eu preciso de trabalhar, mas estou acabando por estragar a minha relaçao com o meu namorado pois ando muito stressada e nao acho normal. dai a uns dias para ca aparecer bolhinhas de agua no corpo e o meu sono esta descontrolado, nao durmo nada de noite e passo a noite a sonhar com "estupidezes". Alguem me diga o que fazer. Obrigada,.

ajuda

Data: 29-01-2014 | De: claudia

gente procura a igreja universal do reino de deus milhares de pessoas foram libertas destes males la deus abencoe voces e de forcas para vencer

DEPRESSÃO,VARIAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO,TENDINITE,BURSITE,FIBROMIALGIA,ACIMA DO PESO.

Data: 06-01-2014 | De: ROSE

JÁ ESTOU ASSIM A 3 ANOS ,TEM HORA QUE MELHORA OUTRA PIORA,JA FUI EM VÁRIOS MÉDICOS MAS NÃO ADIANTA NÃO TENHO VONTADE DE NADA NÃO POSSO FALAR COM NINGUEM MEU MARIDO NÃO TEM MAIS PACIENCIA,OS OUTROS SO CRITICAM DIZEM QUE EU QUERO CHAMAR A ATENÇÃO,FALTA POUCO PRA LARGAR TUDO E SUMIR, SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR . OBRIGADA!

Re:DEPRESSÃO,VARIAS TENTATIVAS DE SUICÍDIO,TENDINITE,BURSITE,FIBROMIALGIA,ACIMA DO PESO.

Data: 01-04-2014 | De: fonseca manuel

não desistas tudo tem solução

esgotamento nervoso

Data: 07-12-2013 | De: viviane dos santos

eu tanbem tenho esgotamento sinto meu corpo inteiro delorido e uma sensasoes muito horivel na minha cadeça mais deus e maior que todos os meus podremas de saude eu vou conseguir sair desa

esgotamento

Data: 30-11-2013 | De: Diana

boas. Tenho uma depressao diagnosticada a cerca de 3 anos , ja tive recaídas graves e outras menos graves. Muitas vezes penso no suicidio pois seria a saída mais rápida mas eu nao sou de desistir assim , e penso bastante nas pessoas que gostam de mim , que iriam sofrer comigo. tenho 23 anos neste momento e tenho todos os sintomas indicados aqui neste site. As vezes penso que pode ser tudo da minha cabeça. mas é estranho eu ser tao pessimista em relaçao a tudo e acabo por muitas vezes afastar-me das pessoas. Ja andei numa psicologa varios tempos e notei algumas melhorias de momento nao estou la , e faz me muita falta essas idas mas como tambem nao tenho dinheiro agrava mais a minha situaçao. ja nao sei o que hei de fazer . e que ainda por cima odeio as pessoas com quem em vivo em casa. fazem a vida negra e tratam me como empregada domestica.(minha mae) sei que mae é mae. mas nao sou obrigada a tolerar tudo.

<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>

Novo comentário