Esgotamento nervoso

   

O esgotamento nervoso é um estado no qual certos conflitos emocionais intervêm na capacidade do indivíduo para continuar o dia-a-dia. O esgotamento também é o estado mais agravado da depressão e stress.

 

 

Alguns sintomas do esgotamento nervoso são:

 

  • Sentimento de tristeza, desânimo ou pessimismo.
  • Choro fácil, por vezes sem razão aparente
  • Perda de interesse e prazer nas actividades habituais, com tendência para o isolamento;
  • Perda da auto-estima;
  • Sentimentos excessivos de culpa;
  • Ideias de suicídio;
  • Dificuldade em tomar decisões, diminuição da concentração e falta de força;
  • Alterações do sono e do apetite;

 

 

 

Causa

 

O esgotamento nervoso é a consequência de falta de interesse. Isto é devido as dificuldades que nós encontramos na vida e podemos usar tanto os meios construtivos como os destrutivos para ir ao encontro da força para enfrentar as dificuldades da vida.
Um esgotamento nervoso é prova de que alguma coisa se descontrolou em nosso desenvolvimento emocional.

 

 

Tratamento 

  • Encaminhamento para um Psicólogo
  • Sessões de grupo
  • Sessões de relaxamento
  • Terapêutico
  • Psicoterapia
  • Reike
     

 

Síndrome de Burnout

É um distúrbio psíquico de carácter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

 

 

Síndrome de Burnout manifesta em quantas fases:

 

1.ª Fase - Falta de vontade, ânimo ou prazer de ir a trabalhar. Dores nas costas, pescoço e coluna. Diante da pergunta "o que você tem?", normalmente a resposta é "não sei, não me sinto bem".

 

 

2.ª Fase - Começa a corromper o relacionamento com outros. Pode haver uma sensação de perseguição ("estão todos contra mim"), aumenta o absenteísmo e a rotatividade de empregos.

 

3.ª Fase - Diminuição notável da capacidade ocupacional. Podem começar a aparecer doenças psicossomáticas, tais como alergias, picos de hipertensão, etc. Nesta etapa começa-se a auto-medicação. Neste nível tem se verificado também um aumento da ingestão alcoólica.

 

4.ª Fase - Esta etapa caracteriza-se pelo alcoolismo, drogas, ideias ou tentativas de suicídio, podem surgir doenças mais graves, tais cancro, acidentes cardiovasculares, etc. Durante esta etapa ou antes dela, nos períodos prévios, o ideal e afastar-se do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noticias

 

Antigo ciclista alemão Jan Ullrich sofre de esgotamento nervoso

 

O antigo ciclista alemão Jan Ullrich anunciou hoje que sofre do síndrome de esgotamento nervoso. A doença foi diagnosticada "há alguns dias" e o germânico explicou que vai estar algum tempo longe do circuito noticioso.

"Provavelmente, vou precisar de tratamento durante algum tempo. Por isso, de forma a curar-me completamente, vou afastar-me dos olhares públicos nos próximos meses. Apelo à vossa compreensão e espero que saibam respeitar a minha privacidade", afirmou o vencedor da Volta a França em bicicleta em 1997 que deixou o ciclismo há três anos.

 

Noticia publicada por Rui Pedro Silva, no dia 13 de Agosto de 2010

 

Esgotamento Nervoso

Esgotamento Nervoso

Data: 14-10-2013 | De: Sara miranda

Percebo bem a sensação. Também estou com o esgotamento, mas no meu caso é devido a uma situação familiar. Nunca imaginei que estar dependente de alguém emocionalmente me levasse a ficar paralisada, mas a verdade é que suga toda a energia e por muito que queiramos ser objectivos, quando não temos mais nada a que nos agarrar, quando vivemos através de alguém e as nossas expectativas não são preenchidas seja de que forma for, passamos a um estado vegetal onde os dias parecem semanas e as semanas meses e não sabemos como sair do abismo. Ainda que com ajuda médico, se a família que temos não entende o que estamos a passar e julga-nos por nos sentirmos dessa forma, então não sabemos por onde caminhar. Obrigada pelo site que de certa forma traz um certo apoio.

Re:Esgotamento Nervoso

Data: 14-10-2013 | De: Célio

Estamos aqui para ajudar todos que passam mal. Eu também passei por um Esgotamento Nervoso, vai fazer para o mês que bem 1 ano e lá recuperei e fiquei bem. Temos que sair de casa e aliviar a cabeça. Deixar tudo que temos na cabeça para trás. Sair com os amigos e desabafar com as pessoas certas. Ficar isolado em casa não ajuda, foi o que me aconteceu a mim. Fiquei anti-social de um momento para o outro.

Por isso força nisso Sara, estamos aqui para te ajudar. Vai dando noticias

Re:Esgotamento Nervoso

Data: 19-11-2013 | De: Solo

Ola Sara
De certeza que tens algum que te compreanda , nem que seja uma unica pessoa . Por isso agarate a essa pessoa ´

Força apoia te a quem te apoia

esgotamento

Data: 02-09-2013 | De: maria

tudo passa

Esgotamento, Depressão, Ansiedade

Data: 20-08-2013 | De: Raquel

Olá a todos,
Também eu estou a passar uma fase dificil...
Não é fácil explicar aquilo que nos cria esta doença.
Acho que já ando com depressão á mais de 1 ano, mas tentei sempre evitar ir ao médico, tudo começou com uma mudança brusca na segurança financeira lá de casa, que se tem arrastado até hoje, e que brevemente ainda vai piorar...
Já sofri de ansiedade aos 18 anos, tenho 27 agora, na altura sofri de anoréxia, mas com ajuda consegui superar e deixar a medicação rápidamente.
A situação agravou-se á cerca de 2 meses quando comecei a ter ataques de pânico, nem sabia o que estava a acontecer comigo, rápidamente pioraram e comecei a ter até 4 episódios por semana.
Deixei de conseguir fazer a minha vida normal, de trabalhar, de dormir, de conviver, de pensar... Nunca me pensei em matar, penso sempre nas pessoas que amo e o o final do meu sofrimento seria o inicio do delas.
Hoje, após dias sem conseguir dormir, sem conseguir comer, de choro sem fim decidi ir ao médico.
Deveria o ter feito mais cedo...
Apesar de conseguir pensar que tenho que ultrapassar, que tenho que ser forte, voltar a ter alegria de viver... simplesmente não consigo. Esgotei as minhas forças.
Acho que uma depressão não tem cura, apenas tratamento temporário.

Espero conseguir ultrapassar isto, neste momento tudo me parece sem sentido, e vivo em modo "automático".

Re:Esgotamento, Depressão, Ansiedade

Data: 26-08-2013 | De: Ricardo

Pode acreditar que existe cura. Estou a passar pelo mesmo, de nada adianta tentar racionalizar e auto convencer-se que é tudo fruto da sua mente. Por experiência pessoal afirmo que esse tipo de pensamentos ainda pioram mais o estado depressivo por via de um forte sentimento de culpabilização. Já pelo contrário, o estabelecimento de metas e objectivos de vida a curto prazo que nos mantenham motivados e focados são uma grande ajuda. Não deixe de recorrer a ajuda especializada. Força

Re:Esgotamento, Depressão, Ansiedade

Data: 09-11-2013 | De: Ezra

Desistir não é opção. Há sempre um caminho com luz. Ultrapassar os limites, nem que esse limite seja ir beber um café ou ver o mar já é uma vitória. Vencer um dia de cada vez é como subir uma escadaria e ao fim de algum tempo tudo volta a sorrir. Não acredito na derrota e também existem dias em que tudo se torna um peso um esforço incalculável mas nada pode ser mais forte que a nossa vontade. Ter fé é um dos alimentos que nos pode ajudar e digo com convicção. No final de tudo o que me faz seguir em frente é que desistir não é mesmo opção.

Esgotamento Nervoso

Data: 30-07-2013 | De: Rii

Bom dia!
Resolvi vir a esta página porque suspeito ter um esgotamento nervoso. Tenho muitas mudanças de humor sem razão e sinto me sempre incompreendida por toda a gente que me rodeia. Era uma pessoa alegre e divertida, estava sempre pronta para uma brincadeira, de momento isso ja não acontecer quero com isto dizer que já não aceito um brincadeira, quando me dizem algo tomo a mal e tudo o que me dizem para o meu bem eu nao aceito de maneira alguma e isso tem me vindo a prejudicar muito mesmo. Ja pensei na morte como solução para os problemas varias vezes porque tenho a sensação que nasci para ficar sozinha devido a como lido cm as pessoas. Tenho receio que isso aconteça mesmo porque noto que as pessoas ja estao a ficar fartas da minha pessoa! Não comentei c a minha mae que me sinto assim pois nao a quero preocupar mas espero que me ajudem!!
Obgd

Re:Esgotamento Nervoso

Data: 05-08-2013 | De: Dean

Olá. O esgotamento nervoso é a consequência de falta de interesse, provocada muitas vezes por depressão, se fôr esse o teu caso, ganha amor pela vida novamente, esquece as derrotas, poe-as para trás das costas. Sai com os teus amigos, eles gostam de ti, mesmo que agora pareça que não. Arranja actividades sociais (muito importante!), como desportos de equipa, artes marciais, dança, etc, assim convives, socializas, distrais a mente com pensamentos saudaveis e a pouco e pouco a tristeza (e o consequente esgotamento) vão desaparecendo. Mas faz outras, ocupa-te, sem excessos, claro, e sempre com actividades agradáveis para ti e aonde interajas com outras pessoas. Se fores timida/o, melhor ainda, porque assim ultrapassas tambem essa limitação. Isso, eu garanto-te. ;)

Esgotamento Nervoso

Data: 07-06-2013 | De: Célio

Em Novembro de 2012 tive um Esgotamento Nervoso, não me sentia em mim próprio, levava a cabeça para outros sitos que era um delírio para mim. Muitas vezes pensava em suicídio não sei porque. Mas aos poucos fui curando sozinho ate ficar realmente curado. Hoje 07-06-2013 sou outra pessoa mais tranquila, não penso nada de mal, já me divirto mais, já não fico isolado como ficava. Tenho 21 ano não tenho problema em dizer a idade e agora é viver a vida e ser eu mesmo ... Se alguém precisar de ajuda estou aqui para ajudar não tenham problemas ... Agradeço pela ajuda que me deram aqui fico grato com isso.

<< 6 | 7 | 8 | 9 | 10 >>

Novo comentário