Esgotamento nervoso

   

O esgotamento nervoso é um estado no qual certos conflitos emocionais intervêm na capacidade do indivíduo para continuar o dia-a-dia. O esgotamento também é o estado mais agravado da depressão e stress.

 

 

Alguns sintomas do esgotamento nervoso são:

 

  • Sentimento de tristeza, desânimo ou pessimismo.
  • Choro fácil, por vezes sem razão aparente
  • Perda de interesse e prazer nas actividades habituais, com tendência para o isolamento;
  • Perda da auto-estima;
  • Sentimentos excessivos de culpa;
  • Ideias de suicídio;
  • Dificuldade em tomar decisões, diminuição da concentração e falta de força;
  • Alterações do sono e do apetite;

 

 

 

Causa

 

O esgotamento nervoso é a consequência de falta de interesse. Isto é devido as dificuldades que nós encontramos na vida e podemos usar tanto os meios construtivos como os destrutivos para ir ao encontro da força para enfrentar as dificuldades da vida.
Um esgotamento nervoso é prova de que alguma coisa se descontrolou em nosso desenvolvimento emocional.

 

 

Tratamento 

  • Encaminhamento para um Psicólogo
  • Sessões de grupo
  • Sessões de relaxamento
  • Terapêutico
  • Psicoterapia
  • Reike
     

 

Síndrome de Burnout

É um distúrbio psíquico de carácter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

 

 

Síndrome de Burnout manifesta em quantas fases:

 

1.ª Fase - Falta de vontade, ânimo ou prazer de ir a trabalhar. Dores nas costas, pescoço e coluna. Diante da pergunta "o que você tem?", normalmente a resposta é "não sei, não me sinto bem".

 

 

2.ª Fase - Começa a corromper o relacionamento com outros. Pode haver uma sensação de perseguição ("estão todos contra mim"), aumenta o absenteísmo e a rotatividade de empregos.

 

3.ª Fase - Diminuição notável da capacidade ocupacional. Podem começar a aparecer doenças psicossomáticas, tais como alergias, picos de hipertensão, etc. Nesta etapa começa-se a auto-medicação. Neste nível tem se verificado também um aumento da ingestão alcoólica.

 

4.ª Fase - Esta etapa caracteriza-se pelo alcoolismo, drogas, ideias ou tentativas de suicídio, podem surgir doenças mais graves, tais cancro, acidentes cardiovasculares, etc. Durante esta etapa ou antes dela, nos períodos prévios, o ideal e afastar-se do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noticias

 

Antigo ciclista alemão Jan Ullrich sofre de esgotamento nervoso

 

O antigo ciclista alemão Jan Ullrich anunciou hoje que sofre do síndrome de esgotamento nervoso. A doença foi diagnosticada "há alguns dias" e o germânico explicou que vai estar algum tempo longe do circuito noticioso.

"Provavelmente, vou precisar de tratamento durante algum tempo. Por isso, de forma a curar-me completamente, vou afastar-me dos olhares públicos nos próximos meses. Apelo à vossa compreensão e espero que saibam respeitar a minha privacidade", afirmou o vencedor da Volta a França em bicicleta em 1997 que deixou o ciclismo há três anos.

 

Noticia publicada por Rui Pedro Silva, no dia 13 de Agosto de 2010

 

Esgotamento Nervoso

Re:Esgotamento Nervoso

Data: 18-06-2013 | De: ines

tenho 24 anos e nao me lembro da ultima vez que nao me senti num estado nao depressivo passei por algumas situações traumaticas (varias alias) mas memso antes disso ja tinha muitos pensamentos negativos, as desilusoes vao agravando todos os sintomas obviamente, mas mesmo assim nunca os deixo de ter completamente nem nos meus melhores dias ha pelo menos 11 anos que tenho noção que nao estou bem mas tal como a vida tem altos e baixos tb tenho fases piores...desta vez esta a ser pior pois depois de ja me ter mentalizado de tal maneira de todas as coisas negativas que pensava acerca de mim, ter aparecido alguem a dar me esperanças e a iludir-me a fazer-me esquecer de tudo aquilo de que eu ja me tinha convencido e ja conseguia lidar para depois me mostrar novamente que afinal estou sozinha no mundo cm smp estive e smp vou estar o que me levou a este estado de desespero pois voltei a estaca zero e novamente tenho de me convencer de tudo o que ja me tinha convencido anteriormente depois de ter tido uma esperança e ter acreditado que de facto algum dia poderia ser feliz quer fosse sozinha ou acompanhada...a unica coisa que me afasta das ideias de suicidio, quando as tenho, é a minha filha bebe que e a unica coisa que tenho no mundo e apesar de ser uma menina de 4 anos as vezes tenho a sensação que é ela que toma conta de mim...aibahia@hotmail.com

Re:Re:Esgotamento Nervoso

Data: 02-09-2013 | De: anónimo

Olá ! Eu estou a passar pelo mesmo. Estou a tomar medicação, mas claro ainda não estou curada. Sinto vários sintomas e o que mais me preocupa é a dificuldade em reter a informação e a concentração aquando da conversa com outras pessoas. Sinto falta de energia física e mental. Apesar de tudo tenho consciência que tenho de ser forte para conseguir ultrapassar esta lacuna e quando sinto-me em baixo penso que há coisas piores na vida e pessoas com doenças mais graves. Com isto não quero desvalorizar os sintomas da doença que sofro bastante com eles, mas têm de ser ultrapassados por isso força! Além disso tem um filha de 4 anos que é o melhor da vida, por isso tem de lutar pela sua saúde, tem de fazer isto por ela mesmo que lhe custe muito.
Espero ter ajudado!

Re:Esgotamento Nervoso

Data: 31-07-2013 | De: ana vieira

Podes ajudar.me?
Anavieirabook@gmail.com

Re:Re:Esgotamento Nervoso

Data: 18-08-2013 | De: Célio

Ajudo do que for preciso ...

Re:Esgotamento Nervoso

Data: 03-03-2014 | De: NE

Nao sei se estarei com esgotamento nervoso ou nao, mas o mais certo e estar... Desde a 4 anos pa ca a minha vida deu a volta.. Fiquei gravemente doente, e quando precisei do apoio dos amigos e namorado, todos me abandonaram... Desde ai no plana afectivo nada corre bem.. Ja tive 4 relacoes falhadas... Tou a perder os poucos que ficaram porque me isolo, nao me abetece fazer nada, nao durmo, so me da vontade de chorar e sinto me a pessoa mais reles do mundo. Inscrevi me num ginasio a ver se ajudava mas a vontade de ir pa la nao e nenhuma.. Neste momento a minha vida é casa/trabalho.... A minha vida sempre foi dificil, mas sempre consegui ultrapassar tudo, mas agora parece que nao sei como o fazer.. Como conseguiste ultrapassar, podes me ajudar.... Tenho 30 anos sinto me uma falhada na vida.. Obrigado

esgotamento

Data: 29-05-2013 | De: pj

tenho esgotamento e nao sei k faser sou uma pesoa mto calma e timida e sensivel vivo num mundo de pesoas mas k nao teem sentimento mas eles sao meus amigos

cansaço excessivo

Data: 30-04-2013 | De: meire martins

Agradeço à Deus pela minha vida Ainda estou me recuperando. Preciso de ajuda das pessoas que me amam e força interior que só quem pode dar é Jesus.

Não sei

Data: 19-02-2013 | De: Eu

Ola.. Tenho 20 anos.. Mas desde os meus 15 anos tenho passado por coisas estranhas.. Choro facilmente, antes andava sempre agarrado a minha mae mas hoje em dia nem consigo olhar para ela, mas no meu pensamento a minha vontade é agarrar nela e dar-lhe muitos beijinhos MAS NÃO CONSIGO..Não entendo porque.. Tenho medo/timidez de olhar para as pessoas de falar com elas e na minha cabeça parece que ninguem gosta de mim.. Sei que minha mae anda triste comigo porque não tem o meu carinho, mas com isso eu ainda fico mais triste.. Nunca procurei ajuda porque não acredito em milagres... Tenho a alma magoada.. Espero receber uma resposta.. Força a todos..

Re:Não sei

Data: 27-02-2013 | De: anjinha

ola!
essa tristeza toda na sua idade não é normal,vc ta na mocidade,mesmo sendo dificil tenta se aproximar da sua mae de novo. Vc diz q não acredita em milagre,mas em Deus? Esse seu vazio pode ser preenchido por Ele.O Espirito Santo nos enche a alma de alegria e vontade de viver,converse com Ele diariamente e vc vai ver a diferença.Procure conversar com alguém evangelico e esta pessoa certamente vai te mostrar como entrar em sintonia com nosso Deus e vc vera q isso logo logo passará.Que Deus te abençoe e te ilumine sempre.Um abração

Re:Não sei

Data: 07-05-2013 | De: Sofia

Pesquisa Transtorno de personalidade borderline no google

<< 7 | 8 | 9 | 10 | 11 >>

Novo comentário