Esgotamento nervoso

   

O esgotamento nervoso é um estado no qual certos conflitos emocionais intervêm na capacidade do indivíduo para continuar o dia-a-dia. O esgotamento também é o estado mais agravado da depressão e stress.

 

 

Alguns sintomas do esgotamento nervoso são:

 

  • Sentimento de tristeza, desânimo ou pessimismo.
  • Choro fácil, por vezes sem razão aparente
  • Perda de interesse e prazer nas actividades habituais, com tendência para o isolamento;
  • Perda da auto-estima;
  • Sentimentos excessivos de culpa;
  • Ideias de suicídio;
  • Dificuldade em tomar decisões, diminuição da concentração e falta de força;
  • Alterações do sono e do apetite;

 

 

 

Causa

 

O esgotamento nervoso é a consequência de falta de interesse. Isto é devido as dificuldades que nós encontramos na vida e podemos usar tanto os meios construtivos como os destrutivos para ir ao encontro da força para enfrentar as dificuldades da vida.
Um esgotamento nervoso é prova de que alguma coisa se descontrolou em nosso desenvolvimento emocional.

 

 

Tratamento 

  • Encaminhamento para um Psicólogo
  • Sessões de grupo
  • Sessões de relaxamento
  • Terapêutico
  • Psicoterapia
  • Reike
     

 

Síndrome de Burnout

É um distúrbio psíquico de carácter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

 

 

Síndrome de Burnout manifesta em quantas fases:

 

1.ª Fase - Falta de vontade, ânimo ou prazer de ir a trabalhar. Dores nas costas, pescoço e coluna. Diante da pergunta "o que você tem?", normalmente a resposta é "não sei, não me sinto bem".

 

 

2.ª Fase - Começa a corromper o relacionamento com outros. Pode haver uma sensação de perseguição ("estão todos contra mim"), aumenta o absenteísmo e a rotatividade de empregos.

 

3.ª Fase - Diminuição notável da capacidade ocupacional. Podem começar a aparecer doenças psicossomáticas, tais como alergias, picos de hipertensão, etc. Nesta etapa começa-se a auto-medicação. Neste nível tem se verificado também um aumento da ingestão alcoólica.

 

4.ª Fase - Esta etapa caracteriza-se pelo alcoolismo, drogas, ideias ou tentativas de suicídio, podem surgir doenças mais graves, tais cancro, acidentes cardiovasculares, etc. Durante esta etapa ou antes dela, nos períodos prévios, o ideal e afastar-se do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Noticias

 

Antigo ciclista alemão Jan Ullrich sofre de esgotamento nervoso

 

O antigo ciclista alemão Jan Ullrich anunciou hoje que sofre do síndrome de esgotamento nervoso. A doença foi diagnosticada "há alguns dias" e o germânico explicou que vai estar algum tempo longe do circuito noticioso.

"Provavelmente, vou precisar de tratamento durante algum tempo. Por isso, de forma a curar-me completamente, vou afastar-me dos olhares públicos nos próximos meses. Apelo à vossa compreensão e espero que saibam respeitar a minha privacidade", afirmou o vencedor da Volta a França em bicicleta em 1997 que deixou o ciclismo há três anos.

 

Noticia publicada por Rui Pedro Silva, no dia 13 de Agosto de 2010

 

Esgotamento Nervoso

Re:Não sei

Data: 22-07-2013 | De: manuela

eu também passei por coisas dificieis e por vezes sinto que nada me da animo mas quando estou nesses momentos sinto que a minha mae ainda esta comigo ' quando uma mae e mae e amiga e bom para puder desabafar pois abraca a tua mae da lhe carinhos por mais defeitos que se tenha mae a so uma , um dia queres abraca la e não vais puder aproveita agora fixa te a um objectivo se os outros conseguem tu também consegues !!! fodase tu es grande

Esgotamento Nervoso

Data: 17-01-2013 | De: Anónimo

Não sei se tenho este tipo de doença, mas é certo que a maioria dos sintomas já os tive/tenho.
Tudo começou por uma mera paixão. Apaixonei-me, mas como em muitos casos não fui correspondida. Comecei a pensar que o problema era meu, sentia-me insegura, feia e incapaz de fazer qualquer coisa, até que me fui mentalizando que se fosse tudo no meu mundo de sonho...
Foi aí que tudo começou, começava a imaginar frequentemente que era tudo o que sempre quis ser.
Sempre que me deitava pensava sempre que se fosse rica fazia isto...ou aquilo...ou até mesmo isto...
E foi-se descontrolando de tal maneira que dei por mim encurralada no meu próprio sonho. Sempre que algo me acontece no meu dia a dia eu comparo-o com a minha vida de sonho.
Estou a fazer qualquer coisa e penso que se fosse rica naquele preciso momento estava a fazer aquilo...e não isto...
E agora dou por mim cansada, sem energia para fazer nada, sempre desconfiada dos meus amigos, farta de tudo. Não posso ver nada que me irrito logo... Ninguém pode falar comigo se não dou por mim descontroladamente a responder de forma mal-educada a pessoas que gosto imenso.
Sinto que a minha vida não faz sentido e que por vezes se morresse nada se alteraria.
Por pensar saber o que é um esgotamento nervoso (ou depressão) desejo muito sorte a todos os que estão a passar pelo mesmo e se sentirem o mesmo que eu consultem um especialista.

Re:Esgotamento Nervoso

Data: 27-02-2013 | De: valdete

VOLTE-SE PARA DEUS E VOCE VERA QUE TUDO VAI MUDAR

Re:Re:Esgotamento Nervoso

Data: 20-05-2013 | De: Gilberto

Então o esgotamento nervoso é um castigo que Deus aplica, com a intenção de fazer alguém voltar-se para Ele? E que dizer dos cristãos que sofrem esgotamento nervoso? Eu acho que é uma questão de saúde, e Deus poderia ser deixado de lado nessa história. Que tal?

Re:Re:Re:Esgotamento Nervoso

Data: 31-05-2013 | De: TROIKAMENTO

CONCORDO PLENAMENTE...ESTA DOENÇA É UMA QUESTÃO DE SAUDE E NÃO DE RELIGIÃO...NEM SEMPRE DEUS OU JESUS OU OUTRA ENTIDADE LIGADA A RELIGIÃO É A SOLUÇÃO OU CAUSA DISTO...ACHO QUE QUE PENSA QUE TUDO SE RESOLVE COM RELIGIÃO É MAIS UM FUNDAMENTALISTA COMO MUITOS QUE ANDAM POR ESTE MUNDO É LANÇAR BOMBAS...

Esgotamento/AVC

Data: 10-12-2012 | De: Layane

Olá, estive pesquisando sobre esgotamento, e a maioria dos sintomas nao parecem com o q meu pai teve. O historico dele é de muita bebida e muito cigarro, mais alimentaçao ruim. Depois de anos nessa rotina, ele apresentou alguns sintomas de "derrame" dormenças no braço e rosto, peso nas pernas, ficou lento, mal falava. Qndo levamos ao medico nao constataram AVC e sim esgotamento mental. Esses sintomas tbm podem acontecer???

esgotamento nervoso

Data: 04-12-2012 | De: Iara

Boa tarde
Acho que isto de escrever sobre o meu problema com pessoas que o conhecem bem, talvez me possa ajudar.
Bem foi descoberto que tinha um esgotamento nervoso há 1 ano, estou a ser seguida por excelentes médicos, mas nos últimos tempo tenho a sensação que ando novamente a andar para o inicio da doença, choro por nada, as pessoas falam para mim de brincadeira e eu levo a serio já tentei o suicídio e por varias vezes já voltei a pensar no mesmo.... por muitas vezes sito-me só , triste e com medo. O que me aconselha fazer?

Re:esgotamento nervoso

Data: 18-12-2012 | De: Ana

Não fique em casa sozinha. saia, olhe as lojas, mesmo sem comprar nada. por certo vc vai encontrar conhecidos que não via há anos e vai conversar, rir, receber notícias de outros amigos ausentes, muitas informações úteis, e seu pensamento vai se enriquecer de outros fatos que vão amenizando aqueles que lhe aterrorizam.Lembre-se de que isso não acontece só com vc. Nosso povo mudou em tudo, as vezes não encontramos ninguem que pense como a gente, que cultue os mesmos valores, nem nos grupos religiosos estamos livres de decepções. Resultado? : Vamos ficando ariscos de frequentar grupos, festas, não achamos que vale a pena sair de casa, nosso cérebro vai se esvaziando e então abrimos espaços para a tristeza, a falta de objetivos e a solidão vai apertando o peito e achamos que estamos no fim. Olhe para fora de si mesma, veja como tem sofrimentos concretos, doenças sem cura, pobreza sem soluçao, crimes, drogas destruindo tenras vidas... Um dia Deus vai nos chamar para outras Vidas, mas ESPERE que ELE lhe chame, não pense que suicídio é um ponto final no sofrimento, ele só transfere para mais tarde a solução das nossas angustias. Procure um livro "Memórias de um suicida" leia , espero que sirva de esclarecimento em alguns ponros. Numa livraria Espírita vc o encontra. Fraterno abraço.

Re:esgotamento nervoso

Data: 22-02-2013 | De: ANÓNIMO

Passaram alguns anos desde a última vez que relembrei a pior fase da minha vida. Tal como a IARA os sintomas de um esgotamento começaram a dar de si e eu já não aguentava mais. doía-me o corpo noite e dia, sentia um cansaço extremo, tinha o sono e o apetite descordenados, sentia que todos estavam contra mim, por qualquer coisa que me diziam ou faziam. Não aceitava brincadeiras e as lágrimas caíam me constantemente. Andei isolada dia após dia. Ainda tinha consciencia que não havia motivo aparente para nada disto, mas nao conseguia avançar. o esgotamento começara a destruir-me. foi um tempo muito triste e sei que neste momento nao quero nem posso voltar ao mesmo. foi preciso muita força e muito tempo para mim, olho para trás e perdi toda a gente. hoje estou completamente sozinha pk me destrui a mim propria e recusei toda a gente. não chegue a este ponto pk hoje, ja nada sou e nada tenho a minha volta. Arrume o quarto. é o melhor escape para arrumar a sua cabeça e controlar tpoda a ansiedade que possa ter. mesmo cansada, não durma. combata esse sono constante e nao se esqueça de se alimentar. é fundamental. Daqui, surgiu a doença bulimica que nunca esperei. nao chegue a este ponto. inverta a situação.

Re:esgotamento nervoso

Data: 27-02-2013 | De: angela

oi filha
espero poder te ajudar falando de Cristo Jesus pra voce,Ele te ama é seu melhor Amigo,pare nessas horas de tristeza e eleve seu pensamento e converse com Ele.Se matar não resolveria nada so lhe tiraria a salvação.Levante sua cabeça e agradeça a Ele pelo ar que voce respira e pela vida que Ele te deu.Comece a orar em jejum entregando sua vida pra Ele. Ele ja tirou tantas pessoas da depressão e vai fazer isso por voce tambem

<< 8 | 9 | 10 | 11 | 12 >>

Novo comentário